Aceite perder.

Uma coisa que eu tenho aprendido, é que nunca estamos preparados para perder alguém ou algo, principalmente aqueles que amamos, e isso é natural, afinal, nosso cérebro já se programou para a ideia de que "perder é ruim". Já associamos a perda com a dor, achamos que sempre que perdemos, vamos sair totalmente prejudicados. Mas, vem cá, quero te contar uma coisa...

Eu sei que dói perder, seja lá o que for, também sei que muitas vezes não conseguimos enxergar o lado bom de uma situação de perda, nem todo mundo possui essa maturidade e precisamos entender isso. Nem sempre o outro vai lidar com a situação com a mesma força que você lidou, e isso não faz dele uma pessoa mais fraca. Afinal, é normal sentir com uma perda, sofrer, chorar, é um processo natural da vida.

Eu costumava me desesperar totalmente quando eu perdia, nunca estava pronta para lidar com isso, e confesso que às vezes as coisas ainda saem um pouco do meu controle, eu só olhava o lado ruim da situação e aquilo me paralisava e eu me rendia e dava uma ênfase enorme para aquele sentimento de "perda". E esse é o maior problema, às vezes evidenciamos demais dores pequenas e por isso, elas se tornam gigantescas e parece que vamos sofrer uma vida inteira. E fazemos aquele alvoroço todo e no dia seguinte, tudo já está um pouco melhor, as vezes é aquele famoso "drama".

Hoje eu tento respirar um pouco mais, e acima de tudo coloco na minha cabeça que estamos nessa vida para perder e embora muitas vezes as perdas são constantes, isso não significa que a vida será paralisada ali. Costumo dizer que tudo nessa vida tem 50% de chance de dar certo e 50% de dar errado (claro que não é uma regra, existem exceções), mas, tento programar minha mente dessa forma, que assim eu consigo lidar com a perda de uma forma menos dolorosa, afinal, eu já sabia que as chances de perder existiam, né?!

O que precisamos entender é que nem sempre perder é ruim e que nem tudo dói pra sempre. Aquela frase que diz "as vezes coisas boas precisam ir para que melhores possam chegar" ela é real. Algumas perdas nos cegam, nos tiram o chão, e nos desestabilizam. Só que vai por mim, é necessário perder e mais do que isso: vale a pena perder. Vale a pena porquê a gente se encontra, porquê a gente aprende a dar valor, porque ficamos mais fortes, porque entendemos que algumas coisas a gente nem perde, se livra.

Vai por mim, por mais doloroso que as vezes seja esse processo de perda (porque algumas de fato a gente nem sente tanto, ou nem sente nada), ele nos ensina sempre alguma coisa. Para pra pensar, refletir, para de olhar sempre a perda como um buraco sem fim, perder é necessário e a vida sempre nos reserva coisas boas. As vezes perdemos porque não temos o controle de tudo, perdemos porque nem tudo depende da gente, em outras perdemos porque não era pra ser, noutras fomos descuidados e deixamos escapar, mas, na grande maioria, a gente perde pra poder ganhar amanhã.

Tenha calma e aceite, sem desespero e sem bater o pé, deixa doer, porque vai por mim: vai passar. Aceite perder.

"Você perde pra poder ganhar." 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nem sempre quem não te procura, não sente sua falta.

...

Escolha ser intensa.